Sobre o primeiro semestre na universidade | Letras-Inglês


    Não parece verdade, mas o semestre logo está acabando e eu já posso dizer que fiz um semestre de faculdade - eu mesmo que no terceiro ano ficava pensando em uma miscelânea de coisas durante a grande maioria das aulas do terceiro ano. A faculdade, pelo menos no início, mostrou ser como tudo na vida - o quanto você vai aproveitar depende muito mais da sua vontade/visão do que de qualquer outro fator externo. A faculdade é superestimada? Na maioria dos casos, sim. Eu tenho vários colegas e amigos que simplesmente estão estudando no ensino superior por vontade dos pais, ou por presão de fazer alguma coisa logo que saíram da escola (tenho até amigos que estão fazendo TCC e dizem que não queriam estar se formando naquilo). Eu não estou aqui para dizer que a faculdade é uma perda de tempo e que não vai tornar você uma pessoa melhor/bem sucedida - porque isso não é totalmente verdade. O que eu defendo é a liberdade de você começar algo quando realmente sente vontade de fazer aquilo - ou no caso quando você tiver a possibilidade de começar. Ao contrário, você pisca os olhos, e quando vê já está na metade de um curso e nem sabe o que vai fazer quando sair de lá. Outra coisa é a maturidade, ou falta dela, que alguns apresentam quando entram no curso superior logo depois de finalizar a escola. 


    No meu caso, posso listar alguns motivos para esse semestre ter sido bem "proveitoso". Acho que o contato que você cria com alguns profissionais, professores e colegas é muito engrandecedor; conversar com pessoas que possuem visões de mundo diferentes da sua sempre é um caminho para o desenvolvimento de ideias. Começar a participar do programa voluntário que ensina a língua portuguesa para os imigrantes aqui da minha região, sem sombra de dúvida, foi a melhor escolha acadêmica que eu fiz. Consegui conversar com pessoas que passaram por situações difíceis, ensinei Português e aprendi Francês, vi como a língua é encarada de forma diferente por pessoas diferentes, fiquei feliz quando alguém conjugava um verbo corretamente (sério, o Português é uma língua desgraçada). A melhor cadeira que eu ainda estou cursando é Estudo da Linguagem I; acho que meu gosto pela literatura não é nenhum segredo, mas as cadeiras que tratam sobre linguística e línguas são muito melhores que aquelas que tratam sobre literatura (teoria ou debate). Acho que "forçar" a leitura não é legal nem na escola, nem na faculdade; prefiro conhecer certo autor/livro quando sinto vontade - e vai por mim, a maioria das pessoas na faculdade não gostam de ler, mesmo no curso de Letras

    See you mates. 

2 comentários:

  1. Fiquei muito triste de não ter saido do ensino médio direto pra faculdade mas foi uma das melhoras coisas que aconteceu comigo, cada coisa tem seu tempo e acho que se formar ou estudar algo sobre pressão nao te deixa aproveitar nada, so fode com seu psicológico mesmo

    ResponderExcluir