"Deux jours, une nuit" - "Dois dias, uma noite" (2014) - um filme com personagens socialmente representados.



    O título do longa dos diretores Jean-Pierre Dardenne ("The son", "Le silence de Lorna") e Luc Dardenne ("Le promesse", "The son") diz muito sobre o desenvolvimento de sua trama; um filme que retrata a busca de uma trabalhadora pela dignidade de poder continuar com seu emprego, durante um final de semana, por isso "Deux jours, une nuit" ("Dois dias, uma noite" - o tempo que resta para ela tentar manter seu cargo na fábrica em que trabalha). 

    Jean-Marc, uma espécie de coordenador do setor em que Sandra trabalhava, estabelece para o restante dos trabalhadores que eles poderiam optar entre receber um bônus de mil euros, ou manter Sandra no seu emprego. Logo nos primeiros momentos do filme já somos confrontados com um impasse social e ético muito grande; de quem realmente é a culpa por essa situação? De Sandra que estava passando por um período difícil devido à depressão? Dos trabalhadores que votaram pelo bônus? Ou do chefe da fábrica que impôs uma decisão tirânica e injusta sobre os trabalhadores? Essa reflexão gerada pelo conflito entre trabalhador-patrão já garantiu um apreço pelo filme da minha parte; eu ainda não havia assistido a um filme que retratasse essa mazela da organização da nossa sociedade. Sandra, que perdeu a votação na primeira reunião - sem ao menos ser avisada - decide pedir uma segunda votação, para ter tempo de conversar com todos seus colegas em particular, e de algum modo tentar convecê-los a abrir mão do bônus para deixá-la ficar com seu emprego. 

    As angústias de Sandra, que é obviamente a personagem mais retratada ao longo do filme, passam por sua doença, pela necessidade de manter seu emprego - mesmo ela sabendo que, se mantivesse seu cargo, o ambiente de trabalho não seria dos melhores - e a impotência e até mesmo vergonha de falar com seus colegas trabalho. Sandra sabe que todos - ou quase todos - realmente precisam do bônus; são da classe trabalhadora, possuem filhos, alguns aparentemente são imigrantes e possuem contratos que podem ser cancelados, etc. "Deux jours, une nuit", filmado na Bélgica, é um filme que retrata personagens socialmente desfavorecidos de uma forma muito sutil e cirúrgica. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário