"Entre les murs" ou "Entre os muros da escola".




    Como eu gosto de encontrar filmes que retratem algo tão essencial quanto a educação nos ambientes sociais mais diversos; e em "Entre les murs", filme que recebeu a premiação de Palme d'or no festival de Cannes em 2008, encontramos isso em sua forma mais sincera e fidedigna. Praticamente o filme inteiro se passa na sala de aula, com a relação do professor François com seus alunos, esses que são originários de vários países e inseridos em culturas diferentes na sociedade dos subúrbios de Paris. 

    Como eu já disse antes, o diálogo que constrói toda a narração é incrivelmente bem construído, mas o que realmente brilha no filme é a sinceridade com que a profissão do professor, e eu diria até sua suma importância em uma sociedade, é relatada. Arrisco dizer que noventa por cento do filme se passa dentro de uma sala de aula nos subúrbios de Paris, e isso em si já diz muito sobre o filme. A cena inicial, com os professores se apresentando para os colegas de trabalho, retrata muito bem o vigor que muitos apresentam para encarar os desafios da profissão. Acredito que "Entre les murs" consegue retratar um professor ao mesmo tempo frágil, sem apoio da sociedade e do Estado, mas também uma figura forte, com princípios e que realmente possui noção da importância do seu trabalho.

    Cinema francês tem algo especial, e com esse filme meu gosto por ele apenas reacendeu. Se compararmos "Entre les murs" com "Freedom writers" (Escritores da liberdade), um filme americano da mesma temática, conseguimos enter a grande lacuna entre dois tipos bem diferentes de cinema. Enquanto que no cinema de Hollywood a trama precisa apresentar um clímax, algo que entretenha, no outro, conseguimos apenas admirar bons diálogos e uma bela história fidedigna.

    See you mates. 
    

2 comentários:

  1. obrigada por compartilhar, João! vi essa produção no site 'filmes cult' e salvei nos favoritos. ver você comentar sobre ele me fez lembrar de um filme que vi na escola em 2008 e chamava 'o triunfo', também sobre alunos e professores.

    abraços.

    ResponderExcluir