Leitura finalizada: "The great Gatsby" - melhor leitura do ano (so far).


   Posso dizer que o maior incentivador para eu pegar esse livro para ler foi Woddy Allen com seu filme "Midnight in Paris" (no qual alguns autores da década de vinte aparecem em Paris, como o Hemingway e o próprio F. Scott Fitzgerald). Nunca soube muito bem sobre o que a estória retratava ou até mesmo qual era a temática de toda a trama, apenas via alguns relances do filme com o Di Caprio (eu jurava que esse filme de 2013 era dirigido pelo Scorsese, aparentemente vivi uma mentira por um tempo, o filme na verdade é dirigido pelo Baz Luhrmann). 

   O livro é curto, fácil e possui uma trama que é muito acessível para o público; este é um grande exemplo de uma obra que se tornou um clássico devido ao modo que conseguiu retratar sua época. Foi no final do livro que realmente entendi sobre o que o Fitzgerald estava falando, sobre o que a estória trata em suma. Na minha percepção, este é um livro que fala muito mais sobre a cabeça e a visão dos estadunidenses após a primeira guerra; em um país que estava prosperando economicamente com a ruína da Europa, do que sobre romance ou qualquer outra trama secundária. O livro todo é narrado pela visão de Nick, um carinha que veio do oeste americano para tentar a vida no leste, mais precisamente em Nova York. No primeiro parágrafo do livro conseguimos ter uma noção da índole do personagem que irá contar toda a narrativa para nós. O livro começa com o Nick falando sobre um ensinamento do seu pai sobre julgar as pessoas, e que sempre que quisermos julgar alguém, devemos pensar que esta pessoa pode não ter tido as mesmas oportunidades que nós. Acho que o ensinamento do pai do Nick consegue traduzir muito bem alguns elementos da obra; que muitas pessoas podem possuir um passado muito mais difícil e sombrio do que imaginamos. 

   Nick acaba morando ao lado de Jay Gatsby, um homem jovem que já possui uma fortuna acumulada e que semanalmente organiza grandes festas em sua casa. Nick acaba servindo, em muitas situações, como uma espécie de ponte entre Gastby e sua prima Daisy (que também veio do oeste americano), pois aparentemente ambos tinham uma relação no passado. Nos dias atuais, Daisy é casada com Tom, um homem de índole muito questionável e um grande babaca (já que estou falando minha opinião). Tom também está se encontrando com uma mulher, de modo que ele e Daisy vivem um casamento, digamos, "de mentirinha". 

   Em alguns momentos fiquei me questionando se Nick não era homossexual (depois da parte do elevador, para você que já leu o livro), então acabei entrando em alguns fóruns na internet para ver as discussões sobre o assunto; e acabei descobrindo que muitas pessoas discutem isso há muito tempo. Mas, mesmo lendo toda a obra, ainda não sei afirmar se Nick era realmente homossexual. 

   Quando falei que o livro serve muito bem como um exemplo de clássico que retrata sua época, estou falando também da época do jazz, onde a maior preocupação das pessoas nos EUA era beber e fumar uns cigarettes falando sobre negócios. Falando em negócios, este é um assunto muito bem retratado em "The great Gastby" (lembrando que o livro foi publicado em 1925, quatro anos antes da grande crise de 29, uma época em que a prosperidade econômica e a esperança da população estavam lá em cima). 

   Recomendo fortemente este livro para qualquer pessoa. Se você quiser praticar seu Inglês, a obra possui uma narrativa muito acessível. Good reading, mates. 

   Compre na Amazon e ajude o blog com livros e cafézinhos :)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário