"A nightmare on Elm Street" (1984) - horror dos anos oitenta feels like.

   Continuando com a minha maratona noturna de filmes clássicos de horror, ontem à noite assisti a "A nightmare on Elm Street" (sim, esse é aquele filme do Freddy Krueger, o carinha com o suéter vermelho e verde, cara queimada e navalhas no lugar da mão). O longa é de 1984 e apresenta elementos muito característicos dos anos oitenta (roupas, eletrônicos, cortes de cabelo, músicas, etc), sem mencionar os efeitos digitais que estavam ainda nos seus primórdios (então você tem que assistir a tudo com isso na mente, algumas cenas podem ser até engraçadas, mas sinistras ao mesmo tempo). 

   "A nightmare on Elm Street" mexe com um dos maiores e constantes medos do ser humano: pesadelos. Diferente de outros filmes de horror, onde o medo é imprevisível, neste filme sabemos exatamente quando o "monstro" vai atacar: a qualquer momento que alguém pegar no sono (preparem as xícaras de café e pílulas de guaraná). Freddy Krueger (parabéns para quem criou o visual do carinha, realmente ainda é assustador) tem total domínio sobre o mundo dos sonhos, e tudo o que ele faz nesse plano possui consequências em nosso mundo real. Dando um exemplo mais visual, se ele corta a pessoa ao meio no plano dos sonhos, a pessoa é cortada ao meio no plano real (simple as that). 

   Nancy é a garota que mais é atormentada pelo Freddy, vê muitos de seus amigos sendo assassinados por ele e tenta ao máximo não dormir para não ter que encarar seu maior medo (e perigo). Vou admitir que fiquei muito chocado com a primeira cena em que o Freddy Krueger realmente mata alguém, que acaba sendo uma das melhores amigas da Nancy. Depois de ver essa cena nunca mais digo que o Taratino usa sangue falso demais; realmente um banho de sangue misturado com o macabro. Algumas mortes são, digamos, muito (muito mesmo) peculiares, mas tudo pode ser relevado pelo fato de que em muitas teorias sobre esse filme, Freddy teria poderes paranormais. Falo teorias porque o final de "A nightmare on Elm Street" é bem duvidoso em alguns aspectos, e realmente deixa muitas dúvidas sobre o que estaria acontecendo. Não vou comentar nada para (se por algum acaso você ainda não viu o filme) você ter a mesma experiência que eu tive (no spoilers). Depois de acabar o filme fui logo na internet e achei um site totalmente dedicado à um artigo sobre teorias do seu final, então você já pode ter uma noção do que eu estou falando. 

   Como mencionei antes, todo o visual do filme é muito bem feito (para sua época), ver o Freddy Krueger encarando a câmera com uma máscara daquelas é realmente assustador. Não sei o que acontece com os filmes de horror atuais, mas antigamente as trilhas sonoras eram muito melhores (não vou nem comentar sobre a trilha sonora de Halloween, porque aquilo é obra prima), em "A nightmare on Elm Street" a trilha deixa tudo com um clima mais assustador. Um grande exemplo seria a trilha frenética que começa a tocar em todos os momentos em que Freddy Krueger está correndo atrás de alguém. O filme tem nota 7.5 no IMDB, not bad.

One, two, Freddy's coming for you. 

   

5 comentários:

  1. Clássico mesmo, a partir desse filme e da franquia Friday 13th, virei um grande fã de filmes de terror.

    ResponderExcluir
  2. O filme faz parte de uma franquia e o terceiro filme "Dream Warriors" é um dos meus favoritos. Recomendo ver todos!

    ResponderExcluir
  3. Não acho que a franquia do Friday the 13th seja tão boa quanto a A nightmare on Elm Street. O terror da segunda franquia se aprofunda mais no horror psicológico, o que me interessa e me assombra mais.

    ResponderExcluir