"Uma temporada no escuro", de Karl Ove Knausgård

Resultado de imagem para uma temporada no escuro


          O quarto livro da série "Minha luta", do escritor norueguês Karl Ove Knausgård, revisita memórias de um tempo transformador na vida do autor. Os acontecimentos narrados neste livro tomam forma em um vilarejo no norte da Noruega, para o qual Karl Ove decidi rumar quando completa dezoito anos de idade; a desestruturação da família, a transição da adolescência para a vida adulta e o anseio de se tornar um escritor foram os três pilares que basearam sua decisão de sair de casa e tentar a sorte em um vilarejo totalmente desconhecido. Enquanto seu pai tenta construir uma nova família com sua nova companheira, a mãe se adapta a morar sozinha na casa que costumava ser da família. O irmão de Karl Ove segue na vida universitária em outra cidade; "Uma temporada no escuro" retrata uma família que foi separada da forma mais natural possível: pela ambição de cada um de se adaptar com um novo estilo de vida, e, de certa forma, pelo amadurecimento e a chegada da vida adulta de ambos os filhos. 

          A arte da escrita é descrita de forma nada romantizada durante as mais de quatrocentas páginas da versão brasileira do livro (Companhia das letras, traduzido por Guilherme da Silva Braga); Karl ove trabalha durante o dia como professor em uma escola primária do vilarejo, e mesmo não gostando de ser reconhecido como alguém que ensina crianças, aprende a tirar proveito daquela situação. Ele encara cada fase de sua vida como algo finito, ou seja, para Knausgård todos os momentos são encarados como mecanismos transformadores da pessoa que ele irá se tornar no futuro. Na sua visão, o trabalho de professor no norte da Noruega é a forma que ele encontra de se sustentar, enquanto utiliza seu tempo para escrever e encontrar seu estilo literário. 

          As frustrações e descobertas da vida sexual do jovem de dezoito anos podem até ser íntimas demais em certos casos. Em "Uma temporada no escuro", o leitor irá encontrar um Karl Ove que fuma maconha, que bebe, que tem ânsia pelo novo, que procura incessantemente perder a virgindade, que tenta ao máximo não decepcionar a si mesmo e que, acima de tudo, busca um sentido para sua vida. Acho que cada ser humano vivo, que ainda tem um coração batendo e um cérebro funcional, consegue se identificar em algum momento com os anseios do autor norueguês. 

   Link do Outside the Café para comprar o livro: https://amzn.to/2FYe48h


Um comentário: