Leituras atuais: um pouco de Tolkien e Agatha Christie.

  Estou fazendo algo que normalmente não funciona para mim, com relação as minhas leituras atuais, que é ler mais de um livro ao mesmo tempo. Em poquíssimos casos ler duas obras conjuntamente funcionou para mim, sempre eu largo um livro e começo a dar uma atenção maior para o outro. O máximo que consigo fazer é ler algum livro didático e um romance ao mesmo tempo, nem mesmo intercalar entre as línguas funcionou para mim (ler um livro em Português e outro em Inglês, que é o que estou novamente tentando fazer agora). 
   No momento estou lendo o primeiro livro do "Senhor dos Anéis" em Inglês, "The fellowship of the ring" ou "A sociedade do anel". Eu comecei a ler Tolkien como um desafaio para o meu vocabulário na língua Inglesa, mas acabei notando que, por exemplo, os livros do Martin são bem mais difíceis nesse aspecto. Eu sempre via o pessoal falando sobre as complexas descrições do Tolkien (que realmente estão presentes até o momento que estou lendo), mas acho que depois de ler todo o box de "A song of ice and fire" eu fiquei meio que calejado nesse aspecto. Estou gostando bastante até da leitura, estou no capítulo "In the house of Tom Bombadil" e estou gostando bastante até do personagem do Tom Bombadil, diferente da primeira vez que li os livros uns anos atrás. Achei muito interessante ler um pouco mais sobre os hobbits no início do livro, sobre suas moradias, preferências e histórias. Acho o humor do Tolkien em alguns momentos muito, digamos, "Britânico" e genial. As descrições do aniversário do Bilbo e de seus convidados são incríveis. Achei interessante, como em vários livros e obras que foram adaptadas para o cinema, como a passagem de tempo é muito diferente se comparada ao filme. Por exemplo, passam-se vinte anos até que o Frodo saia em sua jornada para o Leste. Falando em Frodo, ele tem cerca de cinquenta anos na história do primeiro livro (tudo bem que isso é considerado um hobbit novo, se levarmos em conta que a maioria dos hobbits vivem mais de cem anos). É estranho pensar, incrível na verdade, como uma pessoa (Tolkien) conseguiu criar um universo e um tipo de literatura fantástica tão complexo. É tudo MUITO detalhado (Tolkien devia jogar RPG durante a primeira guerra mundial, junto com o C. S. Lewis). Como acontece comigo em muitos universos literários, em alguns momentos me sinto muito imerso na obra, e em outros fico tipo: "whatever". Estou repetindo incessantemente a palavra orvalho em Inglês depois de lê-la repetidas vezes no capítulo da "Old Forest", "dew" é a palavra (o que também me faz pensar no refrigerante "Mountain dew"). 



   A segunda leitura eu comecei essa manhã mesmo, quando acordei ainda sonolento. Ontem saí com uns amigos e quando voltei estava com um livro da Agatha Christie nas mãos. Não sei como, mas meu amigo que é viciado nela disse que eu precisava ler o livro "O natal de Poirot" e acabou levando pro nosso rolê (hahahaha). Prometi que leria o livro ainda essa semana pra dar um feedback, o livro é curtinho até. Li umas quarenta páginas antes de ter que cozinhar alguma coisa (ontem comprei grão de bico, estou felixxx). Não tenho muito que opinar, apenas que muitos personagens foram inseridos até agora, mais de dez personagens em menos de quarenta páginas. Também que a Agatha Christie viveu no mesmo período do Tolkien, e já vi algumas inserções de elementos da primeira guerra mundial, principalmente em Londres, onde a estória desse romance se passa. Segundo esse meu mate, esse é o melhor livro da autora que ele leu até agora. Vamos dar uma chance então, nunca li nada dela. E o que vocês estão lendo? See ya mates. 


6 comentários:

  1. fico feliz que esteja gostando de o senhor dos anéis, no momento, não tô lendo nada, mas ontem, li "alias" do brian michael bendis, é um gibi, não exatamente teu tipo de leitura, mas muito bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não leio muita graphic novel ou gibi, deveria começar a ler mais.

      Excluir
  2. Tenho também essa mesma dificuldade de ler livros simultaneamente. Não sei, me parece que um dos livros sempre se sobressai e acaba se tornando a prioridade. No momento comecei a ler crime e castigo, o que se mostrou, surpreendentemente, uma leitura bem fluída.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crime é castigo é foda, uma das minhas melhores leituras de 2017.

      Excluir
  3. Senhor dos anéis é um livro que eu tenho enrolado pra ler, além de que ele vale cinquenta reais onde moro.
    No momento tô lendo "A menina que roubava livros".

    ResponderExcluir
  4. Realmente os três livros são muito caros aqui no Brasil, como a maioria das obras na verdade. Triste.

    ResponderExcluir