"The Squid and the Whale"/"A Lula e a Baleia", um ótimo filme para falar sobre psicologia.

  "The Squid and the Whale" é um daqueles filmes que nos mostram como os seres humanos realmente funcionam, as extremidades que certas personalidades podem possuir e como cada ação de terceiros pode influenciar nossa vidas. Esse filme me lembrou muito "Writers", ou como ficou mais conhecido, "Stuck in love" (afinal um filme com o nome de "Escritores" com certeza não vendeu muito). Nesta obra acompanhamos uma família no Brooklyn na qual os pais, ambos escritores e aficcionados por literatura, estão no processo de divórcio. A separação dos dois é algo que vai se tornando cada vez mais evidente ao longo da trama, desde discussões sobre assuntos banais até competições acirradas para ver quem era melhor em um jogo de tênis. Este é um daqueles filme no qual as personagens brilham ao longo da trama, acompanhar o desenvolvimento de cada indivíduo é aquilo que deixa a obra com uma qualidade excepcional.
   Frank e Walt são os dois filhos do casal de escritores, e com certeza as pessoas que mais sofrem com tudo aquilo (acho que esse é um ótimo filme para explicar o que acontece no psicológico de cada um após uma separação ou mudança trágica na estrutura da família). Walt é o mais velho, aparentemente gosta muito de literatura e possue uma inclinação muito maior para o lado do seu pai. O engraçado é que ao longo da trama nós acompanhamos uma desconstrução de muitas personagens, e tudo aquilo que elas acreditavam ser verdade no início da obra, torna-se mentira. Frank é o mais jovem (talvez uns dez anos de idade), e quem mais sofre com tudo isso; começa a se masturbar na escola, beber até vomitar em casa e, por um momento, pensei que ele iria virar um maníaco. O filme, ao mesmo tempo que é trágico, é real. Esta é uma daquelas obras que eu adoraria conversar sobre com alguém que estuda psicologia, no mesmo estilo de "Precisamos falar sobre Kevin".


   

4 comentários:

  1. Ainda não vi esse, depois da sua resenha entrou para a minha lista de prioridades.

    ResponderExcluir
  2. about movies, lançou em 2017 mas chegou aqui em 18 de janeiro, se chama 'Call me by your name'. É disparado o melhor filme que eu já vi!Se tiver a oportunidade vá ao cinema ver ele (a experiência imersiva é muito melhor), e ele é baseado em um livro de mesmo nome que ainda não li, mas já ouvi que é muito bom. Dica de uma futura estudante de cinema. :)

    trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Z9AYPxH5NTM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi o pessoal falando sobre esse filme, mas com o preço do cinema atual tá difícil mesmo hahaha.

      Excluir