English tips #3 - booooksss.

(Se você começar a ler algum livro em Inglês depois desse post, mande uma foto pro meu Instagram pra nós batermos um papo) 

   Ser fluente em qualquer língua é o conjunto de vários fatores e hábitos adquiridos ao longo de anos de estudo/convivência/experiências, não espere que cursinho online X faça isso por você em menos de um ano. Qualquer curso ou escola de Inglês, por melhor que sejam seus métodos e professores, não vai conseguir te dar a fluência em uma língua, a maior parte do esforço é por sua conta. Não, não sou contra escolas de línguas como alguns revolucionários por aí (normalmente pessoas que estão com preguiça de estudar, mas eu não falo nada para não gerar um motim, né?), afinal eu sou professor de Inglês e vou cursar Letras, seria um pouco hipócrita da minha parte. O que quero dizer com tudo isso é que seu professor é seu guia, mas você precisa começar a ir além para aprender mesmo. O que vejo em muitas escolas de Inglês por aí é a forma industrial que tratam a língua, grammar, grammar, grammar e mais grammar sem que o aluno entenda o background cultural da língua. Aprender uma língua nova não é virar um papagaio e ficar repetindo tudo o que o professor fala, é entender as diferenças, saber que cada língua é única e que não existe tradução literal, que linguagem é cultura. Minha escola de Inglês foi essencial para o meu aprendizado, sem falar do professor incrível que tive (o que não é a realidade da maioria das escolas aqui da minha cidade, e isso me dá uma raiva, porque vocês sabem que elas não são baratas), mas o que realmente me fez ficar fluente e "abrir minha mente" para a língua foi simplesmente: ler. 

   Comecei a ler na metade do meu curso, para falar a verdade. No início eu lia os livros que estavam disponíveis na minha escola mesmo (todas as escolas devem ter uma biblioteca para os alunos, se você estuda em alguma, peça para o seu professor, utilize tudo que está a sua disposição). Depois fui indo nas bibliotecas da minha cidade e caçando uns livros VELHOS PRA CARAMBA em Inglês, uns livros bem whatever sobre uns contos americanos ou qualquer coisa que estivesse escrito em Inglês, eu só queria era aprender mesmo. Eu lembro que quando fui à biblioteca pública da minha cidade e perguntei se eles tinham livros em Inglês, a bibliotecária teve que ir checar se eles tinham alguma coisa mesmo hahaha. Depois comecei a comprar alguns que eu via o pessoal falando na internet, ou títulos que eu sempre quis ler mesmo (por exemplo, da vez que li todos os livros das crônicas de gelo e fogo em Inglês, haja fôlego). Eu comprava pela internet mesmo, porque eu moro em uma cidade do interior, e o acesso aos livros em línguas estrangeiras não é muito fácil aqui. Hoje, costumo pegar vários livros em Inglês na biblioteca da minha universidade, eles possuem vários livros em Inglês, mas a grande maioria são clássicos da literatura americana e inglesa. Então, quando quero ler alguma coisa mais light, um YA, uma fantasia, etc, eu costumo ler em ebook mesmo (uma vez ou outra compro o livro físico). Se você possui um ereader, é um grande passo para começar a ler em Inglês, porque normalmente eles têm dicionário embutido (sem falar que os livros são mais baratos). 

   Com qual livro começar? Bom, pelo que estiver em mãos. Não importa por onde você começar, apenas comece, leia alguma coisa. O início nunca é fácil em nada que nós fazemos em nossa vida; pegue seu dicionário e comece a ler. Eu recomendo alguns livros YA, sempre são ótimos para você ler na língua estrangeira, mas leia o que você quiser mesmo. É mágica a sensação de você acabar um livro e ter entedido tudo o que você leu, sendo que aquilo não está escrito na SUA língua materna. 

   Vou deixar um link da Amazon para livros em Inglês, e se você comprar alguma coisa estará ajudando o blog com livros e cafézinhos, muito obrigado e boa leitura. Se você começar a ler alguma coisa, me mande uma foto no Instagram (@joao_manica_).

   Livros em Inglês: http://amzn.to/2D5kYGf

   See ya mates. 


3 comentários:

  1. Olá! Você prefere o inglês Americano ou o inglês Britânico? Adoro os seus posts sobre a língua inglesa. :)

    ResponderExcluir