Precisamos conversar sobre "Hang the DJ", um ótimo episódio da quarta temporada de Black Mirror.




(Spoilers)

  Ainda não posso confirmar com total certeza que este é o melhor episódio da quarta temporada em minha opinião, porque ainda faltam três episódios para eu ficar órfão novamente de Black Mirror, but mates, esse episódio foi incrível. Acho que ele conseguiu destaque porque apresenta tudo o que eu mais admiro na série, uma miscelânea de tudo que me fez virar kind of addicted. Durante toda a trama ficamos com aquela sensação de algo errado, que algo daquela sociedade não é o que parece. Ao longo de todos os episódios, pelo menos no meu caso, fico comparando a nossa sociedade com a da estória em questão. O que Black Mirror consegue fazer bem é nos fazer sentir algo estranho, como se alguma coisa precisasse ser arrumada, reprogramada (angústica as fuck). Normalmente somos apresentados a uma situação comum, que provavelmente todos nós já passamos, seja um primeiro encontro, o uso de redes sociais, uso do tempo ocioso para divertimento, etc. Em "Hang the DJ", acompanhamos o dilema de encontrar a pessoa perfeita para o resto de nossas vidas, mesmo que para encontrar tal pessoa tenhamos que ser dominados como marionetes por um tipo de aplicativo de relacionamentos (hi there, Tinder). Aparentemente o aplicativo comanda tudo em sua vida amorosa: quanto tempo você vai ficar com a pessoa, o que vocês irão fazer no primeiro encontro e até força uma situação sexual todas as noites. Um casal se relaciona muito bem no primeiro encontro, possuem interesses em comum, acham ambos divertidos e realmente acham que aquilo pode dar certo. Mas, o aplicativo marca que eles devem ficar juntos apenas por doze horas. Independente de suas vontades devem seguir as regras impostas. Ambos entram em outros relacionamentos que duram um período de tempo razoável, ficam infelizes e questionam-se o porquê de não estarem juntos. Esse período que estão com outras pessoas é algo muito angustiante, ver casais que se repugnam tendo que viver um ano juntos simplesmente por ordem maior (vamos fingir isso não acontece em nossa sociedade) foi realmente um elemento de angústia muito "Black Mirror". 

   Depois de um ano e alguma coisa, o casalzinho lá do início volta. Para manter uma relação mais saudável ambos concordam em não checar quanto tempo juntos o aplicativo lhes concedeu, but, o carinha lá não consegue se conter e acaba checando mesmo assim. Ele descobre que tinham cinco anos juntos, mas como penalidade por olhar o tempo sem o consentimento da moça, o tempo é reduzido a algumas horas. Em meio a tudo isso, descobrimos de forma muito sutil que todas as pessoas que estão participando deste "experimento" estão dentro de um local murado, e que aparentemente não podem sair. Acompanhamos alguns diálogos do casal filosofando se tudo aquilo não era uma simulação, porque a garota havia notado um tipo de erro naquilo tudo. O erro em si era que sempre que ela jogava uma pedra no rio, a pedra em questão sempre quicava quatro vezes na água, nunca mais, nem menos (achei muito interessante esse detalhe). As horas do casal acabam, mas ambos em um momento "Romeu e Julieta" decidem que querem ficar juntos e que não irão seguir as regras do aplicativo. Mesmo com ordens para ficar com outras pessoas, o casal passa por um momento de revelação e notam que realmente estão em uma simulação, e que conseguem controlar o ambiente do modo que quiserem. Enquanto escalam a muralha, tudo começa a se desmaterializar. Em seguida, acabam parando em uma sala com centenas de "cópias" deles mesmos (998 para ser mais exato). Com a chegada dessa última "cópia" de casal, o número chega em 1000, e toda a simulação acaba. 

   Bom, agora no final do episódio encontramos a explicação para o título em si. "Hang the DJ" é uma parte da letra da música "Panic" do The Smiths, que está tocando em um pub ao final de tudo. Aquele mesmo casal da simulação está no pub, o carinha no bar e a moça com o celular na mão olhando para a foto do homem que está em sua frente. Com esse final conseguimos entender que a simulação não passava de uma inteligência do aplicativo, um método que conseguia encontrar o seu par perfeito através de 1000 tentativas. Se o casal, na simulação, tentasse 1000 vezes se rebelar contra o aplicativo, significava que a chance de ficarem juntos era de 100%. 


   Achei incrível esse episódio, Black Mirror mostrando que a quarta temporada possui algumas pérolas. Qual a opinião de vocês?


2 comentários:

  1. Essa temporada no geral me decepcionou bastante, eu tinha assistido as outras temporadas todas de uma vez e fiquei muito ansiosa por essa, aí quando vi os três primeiros episódios fiquei tipo: só isso? Arkangel mesmo, pelo trailer parecia ser muito mais "black mirror" do que foi. Mas Hang the DJ eu amei demais, achei ótimo (e muito fofo hahahah) e o final (pelo menos pra mim) foi bem imprevisível. Outro que achei muito bom foi o último, black museum, quando assistir posta sobre o que achou dele também, please (:

    ResponderExcluir
  2. Essa temporada também me decepcionou bastante, o que falar de "Metalhead", não trouxe nada novo e simplesmente mostrou um episódio de gato e rato.

    ResponderExcluir