Livros, filmes, séries e outras coisas de setembro



LIVROS

          Setembro foi um mês no qual eu consegui ler muitos autores diferentes, descobrir novas narrativas e revisitar a escrita de um dos meus autores preferidos. Os livros que li recentemente realmente mexeram comigo, e fico pensando em quando vou relê-los quando for mais velho. Fiquei o mês inteiro com vontade de comprar o quarto livro do Karl Ove, mas o preço realmente não está ajudando. Vou esperar uma boa promoção para adquirir os livros dele que ainda não li. Esse mês, além de consumir bastante literatura, assisti a muitas entrevistas com autores - o que na minha opinião é uma das melhores coisas que se tem para fazer no Youtube. 

A ILHA DA INFÂNCIA (MY STRUGGLE BOOK 3) - Karl Ove Knausgård

Comecei o mês lendo um livro que na verdade eu tinha começado no primeiro mês do meu intercâmbio. Karl Ove é um dos meus autores preferidos, e poder voltar para a sua narrativa de angustia, cigarros e relações foi incrível. O terceiro livro, em minha opinião, foi o mais fraco dos três primeiros - acho que dificilmente alguma obra dele vai superar o baque que eu tive na leitura de "A morte do pai". Nesse terceiro livro, o autor descreve sua infância em uma ilha na Noruega, seus primeiros desejos sexuais, primeiros contatos com a música, sua relação repugnante com o pais, sua personalidade enquanto criança, etc. Você pode ler minha opinião mais detalhada lendo a resenha que escrevi aqui no blog (clicando aqui). 

MORANGOS MOFADOS - Caio Fernando Abreu:

Adorei (re)ler os conto do Caio Fernando Abreu. Eu nunca tinha lido todos os contos de Morangos Mofados, mas muitos deles foram analisado em aulas de literatura que tive ao longo do semestre passado. Caio com certeza é um dos meus escritores brasileiros preferidos de todos os tempos, e acho que a leitura de suas obras se faz necessária nos tempos sombrios em que estamos vivendo. Eu finalizei a leitura desse dia exatamente no dia que seria o aniversário do autor. O engraçado é que não foi proposital. Os contos abordam temas que mexem com os preconceitos da sociedade, mostrando formas diferentes de amor, de expressão e de arte. O cenário da ditadura militar percorre muitas das narrativas. Você pode ler minha opinião mais detalhada clicando aqui.

 MEMÓRIAS DO SUBSOLO - Fiódor Dostoiévski:

Com certeza o livro mais filosófico do mês. Ler Dostoiévski é sempre um (bom) desafio para mim, o que na verdade todo livro com uma bagagem como esse deve ser. Acho que ler um autor como Dostoiévski chega a doer, machucar, mas isso que é lindo da sua narrativa. A introspecção psicológica nesse livro é incrível. Memórias do subsolo foi o meu segundo livro do autor que eu li. Você pode ler minha opinião mais detalhada clicando aqui




CARTAS NA RUA - Charles Bukowski:

Com certeza a leitura mais engraçada - e diferente - do mês. Cartas na rua é um tipo de autobiografia ficcional; o autor utiliza um alter ego para escrever sobre os anos em que trabalho para o governo dos Estados Unidos, além de comentar sobre todas as suas ressacas, arrependimentos, mulheres e outras inconstâncias da vida do beberrão Bukowski. Essa obra é o primeiro livro escrito pelo Bukowski, e acredito que também um grande destilado de sua forma de escrever e ver o mundo. Você pode ler minha opinião mais detalhada clicando aqui.




MÊS DE CÃES DANADOS - Moacyr Scliar:

O segundo autor brasileiro lido em setembro foi o porto-alegrense Moacyr Scliar, com sua obra sobre os anos antes de ditadura militar, e o desenvolver de uma estória que começa nos pampas gaúchos e acaba nas ruas de Porto Alegre. Adorei a escrita do autor, com certeza foi uma das grandes vozes da literatura brasileiro contemporânea. O Mário, personagem principal da obra, está na minha lista de personagens mais escrotos ever - e acho que vai continuar lá por um bom tempo. Você pode ler minha opinião mais detalhada clicando aqui






FILMES/SÉRIES: 

         Tentei começar muitos filmes esse mês, mas acabei terminando e realmente gostando de apenas um. Tentei assistir a um filme clássico alemão que vários amigos meus estavam comentando, mas acabou não funcionando para mim. O cinema é, como qualquer outra arte, para mim, algo que vem e vai na minha vida. Às vezes fico meses sem assistir a um bom filme, mas de repente consumo algo que faz minha mente "abrir" novamente para a sétima arte. Eu assisti pela quinta vez, se não me engano, Donnie Darko, mas acho que não cabe comentar mais uma vez sobre esse filme hahaha. 

LÉO E BIA - dirigido por Oswaldo Montenegro:

Um filme lindo, baseado no teatro, com personagens reais e cativantes. Ambientado no cenário da ditadura militar, Léo e Bia é um filme muito emocionante sobre as relações de um grupo de teatro da cidade de Brasília. Um filme brasileiro com toda a brasilidade que pode ter, achei bonito demais. Você pode ler minha opinião mais detalhada clicando aqui






BATES MOTEL: 

Comecei Bates Motel, muito por que queria começar alguma série mas ficava sempre na indecisão e no tédio. Estou realmente no início da primeira temporada, so no spoilers, please. Pelo fato de eu adorar o filme Psycho do Hitchcock, acho que vou gostar da série - mas posso estar muito enganado. Enfim, ainda não tenho muito o que falar. A fotografia é legal. 




OUTRAS COISAS: 



também fiz uma tatuagem

e tirei uma foto massa enquanto estava indo para uma escola na qual estou fazendo um projeto da facul






Nenhum comentário:

Postar um comentário