Leitura finalizada: "O aprendiz - As aventuras do caça-feitiço", de Joseph Delaney.


   Depois de muito tempo sem ler nenhum tipo de fantasia, ainda mais do gênero YA, pegar na mão o primeiro livro de uma série de um universo fantástico foi algo, me atrevo a dizer, nostálgico. Em alguns episódios da leitura fiquei recordando de quando comecei a ler HP pela primeira vez, de como os personagens e ações eram vívidos no meu dia a dia, de como os elementos da narrativa se mesclavam com minha rotina.

   O enredo e a linguagem empregada são simples, temos que atentar que esse é um livro feito para o público YA; mesmo contendo alguns elementos de terror que me surpreenderam, o desenvolvimento da estória é bem previsível. Normalmente em livros de fantasia, a complexidade do universo é sustentada pelo uso de um mapa; e nesse ponto o livro carece de um. Em alguns momentos, queria saber o que fica perto de tal cidade, ou o nome de um rio ou floresta, mas tudo acabou ficando na minha imaginação mesmo.

   Tom, o nome nem tão citado do nosso protagonista, relata os acontecimentos em primeira pessoa para o leitor; o livro segue a simples e tradicional jornada do herói, pelo menos ao longo do primeiro volume da série. Tom é o sétimo filho de um sétimo filho, e a situação de viver com seis irmãos leva cada filho a ter que tomar um caminho diferente de trabalho do campo. Os filhos então se tornam aprendizes de algumas profissões que já conhecemos de outros universos com ambientação medieval, como por exemplo, o famoso ferreiro da vila com sua barba e ombros robustos.

   Sendo o sétimo filho de um sétimo filho, Tom tem o destino de ser o aprendiz do Caça-feitiço, um caçador de criaturas como feiticeiras, ogros, sombras, etc. A Sombra, uma criatura citada anteriormente, nada mais é do que um fantasma que perpetua sua existência na terra por ter passado por alguma morte traumática. Tom possui o dom, ou talvez castigo, de sentir a presença das Sombras, por algum motivo que não é revelado concretamente ao longo do primeiro livro.

   Seguindo a jornada do herói, o primeiro livro segue uma transição do personagem para um universo antes desconhecido. Senti falta de descrições mais detalhadas sobre o breve treinamento do Tom, mas talvez isso seja uma peculiaridade minha. Sempre tenho mais afinidade pelo momento de treinamento de qualquer herói. O livro não cria nenhuma ambientação muito singular, utilizando alguns elementos já muito explorados, como bruxas/feiticeiras e toda a mitologia já conhecida por trás disso.

  Confesso que queria ter lido o livro no original, mas acabei pegando a edição da biblioteca para ver qual é que era dessa série. Se eu for continuar a leitura dos outros livros, quero tentar comprar as edições originais. O livro apresenta, ao menos a edição que eu li, com erros de pontuação. A tradução foi feita por Lia Wyler, a mesma tradutora de todos os livros do Harry Potter aqui no Brasil; mas confesso que não posso comentar mais nada sobre isso (~preguiça feels like~).


              Compre o livro na Amazon e ajude o blog com livros e cafézinhos:
              Inglês: https://amzn.to/2pMO0Fd
              Português: https://amzn.to/2pHsJx8

Nenhum comentário:

Postar um comentário