Leitura finalizada: Fangirl, de Rainbow Rowell.


  Esse livro era maior do que eu imaginava, pensei que levaria menos tempo para acabá-lo (se não fossem as partes cansativas da fanfic da Cath talvez tivesse terminado antes). Acho que posso dizer que a Rainbow Rowell é uma das minhas escritoras da YA preferidas, gosto do estilo de escrita dela e do modo que as personagens são vivas ao ponto de nos importarmos até com as mais secundárias. Como falei em alguma outra postagem, gosto de ler de tudo, não tenho nenhum tipo de preconceito literário, e na minha opinião, o fato de você estar lendo já é um grande marco; se você está se sentindo bem ao ler, continue. Obviamente não comparo esse tipo de literatura com, por exemplo, Poe. Mas adoro chegar em casa, esquecer das coisas e ler algo que me deixa leve. Guilty pleasure? Talvez. Li em ebook, no original; altamente o recomendo para quem estiver pensando em começar a ler em Inglês. 

  
Trama

  Fangirl retrata uma fase da vida que estou vivendo agora, ano de calouro na universidade, pessoas novas e experiências muito diferentes das habituais, mas no estado de Nebraska. Cath e Wren são irmãs gêmeas (achei muito engraçado o fato de a mãe delas não saber que teria gêmeas, então separou o nome Catherine. Cath+Wren), e possuem um tipo de amizade e conexão muito forte. Um dos fatores que unia as irmãs eram os livros do Simon Snow, um universo muito parecido/baseado no de Harry Potter. Ao longo do livro conseguimos entender que a hype em cima dessa série de livros é muito parecida com a que Harry potter ainda possui. Cath e Wren se fantasiavam, iam na estreia dos filmes, preenchiam as paredes com fotos e, o que demonstrava o mais superlativo fascínio pelos livros, Cath escrevia uma fanfic na internet sobre um universo paralelo da série. Carry On, Simon era o nome da fanfic, na qual o protagonista tem um romance homossexual com o seu maior inimigo na escola de magia (algo meio que Harry Potter e Draco Malfoy). Pelo que sei a Rainbow Rowell publicou um livro chamado Carry On, apenas retratando sobre o universo da fanfic da Cath. Aparentemente a garota é muito conhecida nesse universo, milhares de pessoas aguardam fervorosamente as publicações dos capítulos da fanfic. Ao chegar à universidade, Cath começa a enfrentar alguns problemas sociais e acadêmicos. Ela estuda Inglês, ou escrita criativa, algo do gênero. Somos apresentados à professora Piper, uma personagem que eu gostaria muito que tivesse sido mais desenvolvida, ela meio que toma o lugar de guia da Cath em relação à escrita e até mesmo vida pessoal. Reagan é a roommate da Cath, e eu sempre a imaginei com um estilo punk, mesmo não existindo nenhuma descrição dela desse modo. Levi é um cara que trabalha no Starbucks, possui uma obsessão por mexer no cabelo, é o personagem mais carismático de todo o universo e sempre está no quarto da Cath e da Reagan. 

Opinião (sem spoilers)

  O livro possui uma escrita muito fácil, altamente recomendo para quem quer começar a ler em Inglês. Leitura fácil não significa que o livro é mal escrito, longe disso, na minha opinião o livro é muito bem construído, tirando alguns detalhes que me incomodoram. Em determinadas partes do livro, existem fragmentos da fanfic que a Cath estava escrevendo, e na minha visão, os mesmo poderiam ser retirados do livro sem haver perda de conteúdo nenhum. Alguns elementos de romance me soaram "bobinhos" demais, parecia que estávamos na cabeça de uma menina de doze anos de idade. Um ponto forte do livro é a caracterização e construção das personagens. Com exceção da mãe da Cath, acredito que o livro conseguiu construir uma visão muito clara de todas as relações que existiram ao longo do enredo. A opinião da Rainbow Rowell pode ser notada ao longo da leitura, mesmo que de forma muito sútil, ao longo de diálogos ou descrições detalhadas; gostei desse detalhe. Consegui me sentir abraçado em várias partes da leitura, acho que esse é o grande ponto forte de YAs contemporâneos; acredito que a obra conseguiu retratar realidades diferentes das usuais. 

Opinião (com spoilers)

  Bem, nem sei se consigo dar algum spoiler desse livro, acredito que a trama não é construída de forma a chocar, gerar perplexidade. Mas vou citar alguns tópicos que podemos discutir nos comentários. Primeiramente, não entendi o motivo de inserir a mãe das gêmeas na trama se ela proferiu duas palavras e meia e foi embora. Acho que deveria ter tido algum final mais digno para esse plot. Nessa mesma linha, acredito que uma explicação mais elaborada poderia ter sido apresentada para o fato de uma mãe abandonar duas crianças, sumir e simplesmente dizer que não estava pronta para essa vida. WTF? Eu gostei da personagem da Cath, mas acho que o exagero de estereótipos estragou as coisas um pouco. Retratar o plágio foi algo muito interessante, e isso pareceu muito ter sido uma experiência pessoal da R. Rowell. O final foi digno, nada muito elaborado, mas fechou bem a trama. 


Adquira o livro na Amazon e ajude o blog ;)

mate/buddy da leitura 





2 comentários:

  1. Li " Fangirl" em 2015, se não me engano, e na época, lembro de ter tido as mesmas opiniões que você. Gostei bastante do enredo e dos personagens, e mesmo a Cath me cativou, fazendo com que eu me visse nela em muitas partes. Concordo plenamente sobre o fato de que a fanfic não acrescentou em nada ao enredo, e confesso que muitas vezes eu pulava essas partes haha.
    No mais, gostei bastante da sua resenha.
    Fiquei com vontade de reler :)

    ResponderExcluir