Consumo consciente é algo que quero preservar nesse novo ano.

 



   Nesse último semestre de 2017 comecei a encarar o consumo de qualquer tipo de produto de uma forma diferente. Parei de comprar livros e comecei a usufruir dos milhares de livros de uma biblioteca, comecei a ver minhas roupas com outros olhos, parei de consumir carne e comecei a aproveitar tudo de uma forma diferente. Acho que pratiquei uma vida mais sustentável, na verdade, nesses dois últimos meses, mas vinha com planos para colocar em prática fazia um bom tempo. Acho que tudo começou com os livros (como muita coisa em minha vida). Um dia, olhei para minha prateleira cheia de livros e fiquei me perguntando o que faria com tudo aquilo quando tivesse que sair da casa dos meus pais, ou qual era o proveito que eu tirava de todas aquelas pilhas de papéis. Fiquei me perguntando se um livro não deveria ser algo viajante, que deve ser usufruído e passado à diante. Vendi uns livros, outros irei doar; me orgulho de poder ir na biblioteca e ter vários clássicos ao alcance das minhas mãos. Com a alimentação foi algo diferente. Parei de comer carne por vários motivos, mas o maior de todos é pelo simples fato de que não gosto de comer mesmo. Sustentabilidade foi o segundo maior; sem falar da sujeira das grandes corporações por aí (vamos cair na real guys, ninguém tá pouco se fodendo para o consumidor). Não sou vegano, e acho que nunca serei (amo consumir leite, queijo, iogurte, etc). Nos dias atuais não me vejo restrito a uma dieta vegana, mas totalmente admiro quem consegue. Meus planos com relação ao dinheiro também mudaram muito, e me orgulho em dizer que consigo ter certa educação financeira. Hoje guardo dinheiro para sonhos "maiores", e não para obter produtos que depois de um tempo provavelmente vou parar de usar. Se você tiver alguma opinião ou experiência, adoraria saber!



Nenhum comentário:

Postar um comentário