O que eu achei do primeiro episódio da quarta temporada de Black Mirror (sem grandes spoilers).

   Lembro-me de quando conheci Black Mirror, e da sensação de angústia e transtorno que transitava no meu peito. Cada episódio significava algo totalmente novo, um novo modo de confrontar a nossa posição em uma zona de conforto. Além de tudo isso, ainda temos que adicionar o efeito "ISSO É MUITO BLACK MIRROR", que acredito que todo fã da série já passou. Bom, não estava acompanhando nenhuma data de lançamento da quarta temporada, apenas sabia que ainda seria neste ano que se finda. Acredito que vocês conseguem imaginar minha surpresa ao acordar às seis da manhã hoje com uma notificação de que a quarta temporada estava disponível. Já comecei todos os preparativos para assistir a tudo pela tarde (o que não aconteceu, assisti apenas aos dois primeiros episódios). 

   Logo no início do primeiro episódio, "USS Callister", comecei a experienciar aquela "bagunça" de enredo de todo início de episódio da série, onde você ainda está tentando se situar em um novo universo, e esforçando-se para descobrir qual é o elemento "black mirror" da trama. Tudo começa em um clima "Star Trek", roupas bregas e estereótipos espaciais ao extremo. Uma tripulação sendo guiada pelo capitão bonitão e inteligente para alcançar a glória de finalizar uma missão whatever. Logo pensei que aquilo era uma simulação ou algo do gênero, um elemento que já havia sido utilizado em outros episódios da série, como o incrível "San Junipero" da terceira temporada. Bem, eu estava certo (fiquei decepcionado, realmente estava querendo ser surpreendido), aquilo era um jogo criado em um futuro que não me pareceu muito distante da nossa atualidade, "Infinity" era o nome da simulação em questão. O cara bonitão que estava comandando a missão nada mais era do que o programador e um dos donos da empresa que era responsável pela criação do jogo. Então somos inseridos no cotidiano desse programador, que leva uma vida dupla ao entrar na extensão criada do seu próprio jogo. Não vou revelar mais nada sobre a trama, porque acho que tudo (que em minha opinião nem é tanta coisa assim) pode ser estragado. Ao terminar o episódio, fiquei com uma cara de "nhé" e não sabia o que dizer sobre a uma hora que havia acabado de passar na frente da televisão. Fui ler algumas críticas e para o meu espanto, muitas pessoas estavam exaltando o episódio e dizendo o quanto acharam tudo aquilo incrível. Bom, não sei se vou ser o único, mas aqui vão alguns pensamentos e opiniões. O que eu mais espero de uma série como Black Mirror é ser surpreendido, e ficar com o sentimento de soco no estômago após processar tudo que acabou de acontecer. Infelizmente, nada disso aconteceu durante o primeiro episódio da quarta temporada. Como já mencionei, a trama não é nova, é muito parecida com "San Junipero", tornando tudo muito óbvio e sem muitas novidades. Entendi a intenção de inserir comédia no episódio, até acho que em alguns momentos funcionou, mas tem uma frase que realmente fiquei com vergonha do roteirista: "Stealing my pus**...". Para mim, infelizmente, não foi tudo o que eu estava esperando. Achei creepy em alguns momentos, mas nada comparado a outros episódios. 

   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário