Dois filmes que deixam um sorriso no rosto (La vie d'adèle e Frances Ha).

 Eu gosto de filmes que falem muito com o pouco, com o ordinário, o comum. Gosto de sentir que as personagens poderiam ser meus amigos, ou até mesmo uma representação minha em outra época, país ou idade. Gosto de sentir uma representação de ideias, vontades, sonhos. Gosto de sentir que a personagem do filme tem as mesmas ideias que eu, e que realiza muitas coisas que sonho em fazer. Por fim, gosto de sentir que a personagem nada mais é do que humana, paga contas, briga com amigos, muda de humor, procura emprego, fica bêbada com os amigos mesmo não querendo beber, se arrepende, chora, vive. Levando isso em conta, separei dois filmes (um deles acabei hoje de manhã) que me trazem uma felicidade no coração, que me inspiram e transmitem todos esses sentimentos e emoções que citei.


Resultado de imagem para blue is the warmest color

La vie d'adèle (blue is the warmest color):

Esse filme é mais conhecido pelo título em Inglês que recebeu, que para o Português recebeu a mesma tradução: "blue is the warmest color" ("azul é a cor mais quente"). Em Francês o título faz muito mais sentido, e não entendi o motivo do mesmo ser traduzido dessa forma. Em Francês, "La vie d'adèle" significa "A vida de Adèle", e na minha opinião representa muito melhor a essência do filme. Nesse filme francês de 2013 acompanhamos a vida de Adèle desde o final do ensino médio até o início da vida "adulta". É um filme longo, mais ou menos 3 horas de duração, e aparentemente vai haver uma parte dois. Descobrimento da vida sexual, desigualdade social, estudo, trabalho, relação familiar, sonhos, arte, tudo isso pode ser encontrado nesse filme. Obviamente você pode contar com uma linda fotografia, atuação impecável e tonalidades de cores incríveis. 


Resultado de imagem para frances ha

Frances Ha: 

Outro filme incrível, esse acabei de assistir não faz nem uma hora. Agora um filme americano, totalmente em preto e branco (o que apenas melhora o clima do filme) e com uma história tão leve, simples e bonita. Tudo se passa em Nova York, na verdade um dos maiores objetivos do filme é transmitir o sentimento de viver nessa cidade (pelo menos foi o feeling que eu senti). Frances vive com sua melhor amiga em um apartamento no Brooklyn, trabalha em um estúdio de dança, mas não se considera uma dançarina, gosta de beber, critica sua amiga por não ler, diz que não é desorganizada e procura um modo de pagar o aluguel. A beleza do filme está em não saber muito mais do que isso, então acho que minha recomendação vai acabar por aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário